sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

É Natal



 Está uma linda manhã de Natal! 

Que a graça de Deus esteja presente em todos os lares e corações!
Que a nossa fé e esperança sejam renovadas!
Celebremos a vinda de Jesus com AMOR.

sábado, 5 de dezembro de 2020

Foi tudo por amor

Foi tudo por amor,
Até ao mais ínfimo detalhe
Nasceu sobre as palhas
O nosso Deus Menino.
Amor incondicional
Adorável presente divino.

Como eu queria neste Natal
Embalar o Menino Jesus,
Reconciliar os meus sentimentos
E no meu coração guardar esta luz.



 O meu poema de Natal é simples, mas escrito com o coração! 

Micaela

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Divino Espírito Santo

Aqui nos Açores vivemos muito o culto ao Divino Espírito Santo. 
Uma mistura de devoção com festividades, desde as coroações, as missas, aos arraiais com barraquinhas de bebidas e petiscos.
Em todas as localidades há os chamados impérios, constituídos por uma comissão organizadora. Por exemplo aqui na minha freguesia temos vários, conforme os bairros ou ruas. Cada império possui uma coroa que fica durante um ano em casa da pessoa que vai organizar a coroação e decorar o quarto no ano seguinte.

O fim de semana principal, no qual a maioria do impérios da minha ilha e das outras ilhas realizam a festa, é o fim de semana de Pentecostes, mas há impérios de realizam em outros dias. Por aqui no meu concelho, praticamente desde o dia de Pentecostes e durante o mês de Julho, todos os fins de semana há uma festa a decorrer em alguma zona.

Este ano, foi tudo cancelado, não há festas para ninguém!

No entanto, a minha vizinha que este tem a coroa na sua casa, quis na mesma homenagear o Divino Espírito Santo em modo de louvor, decorando o quarto e deixando-O exposto, através da janela, a todos que O queiram visitar. 



Assim como o vento é o ar em movimento,
o Espírito Santo, é Deus em movimento.

Que o Espírito Santo desça sobre todos nós e nos ilumine com a sua luz, amor e sabedoria!

domingo, 5 de julho de 2020

Acampamento

Esta semana, a pedido da minha filha, fomos acampar. Como ela ainda não tinha feito nada de jeito desde que as férias começaram, concordei e considerei uma boa opção!
Escolhemos o parque de campismo das Furnas. Como fomos a meio da semana, estava praticamente deserto, ouvia-se mais os pássaros do que pessoas a falar!


No primeiro dia, levantei-me às sete horas da manhã e fui caminhar! 
A freguesia das Furnas não tem vista para o mar, o que é raro aqui na ilha, mas tem uma beleza que a torna única e especial!




Havia fumo a sair até pelos bueiros!


Existem várias fontes na zona das caldeiras, umas com água fria, quente e a famosa fonte de água azeda!






Foi muito bom, mas já estou de volta a casa e depois de um acampamento há muito que fazer e organizar em casa!

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Um pouco da minha experiência na UAc


Hoje partilho aqui a rubrica "Alummi" na qual tive o prazer de participar a convite da minha professora de Universidade e directora do Agora,  jornal mensal da Universidade dos Açores, que sai juntamente com o Açoriano Oriental!
Tinha muito mais a dizer sobre a minha experiência na UAc, como as amizades que fiz, os professores fantásticos que conheci e tudo o que de bom aprendi! Posso dizer que muito do que sou hoje devo à UAc.

domingo, 21 de junho de 2020

Seja como a árvore



Seja como a árvore e cresça em direcção à luz,
crie raízes fortes e aguente firme todas as estações!

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Entusiasmo!

Os tempos têm sido conturbados, mas eu estou a tentar manter o positivismo e o entusiasmo pela vida, para mim têm sido tempos de mudança! Tomei uma decisão, desisti da minha actividade profissional, cortei o cabelo e agora estou por minha conta e risco, estou aberta a novas oportunidades e pronta para novos desafios!
O entusiasmo é muito importante! Vocês têm entusiasmo? Pois fiquem a saber que o entusiasmo é um sentimento muito forte e quem o tem já possui uma grande ferramenta para conquistar aquilo que deseja realizar!
O Entusiasmo atrai energias positivas, fortalece a alma e o corpo! Entusiasmo vem do grego in+theos, que quer dizer "em Deus", desse modo ter entusiasmo é acreditar, é viver em alegria, em amor e ter fé!
Vamos lá treinar o entusiasmo?




quinta-feira, 4 de junho de 2020

A paz está aqui!

O outro dia sai de casa para passear sem destino! Fui conduzindo e cheguei até à Lagoa das Furnas, o dia estava lindo! Eu e a minha filha aproveitamos para caminhar um pouco ao longo da lagoa!
Adoro sentir a natureza e sentir a paz!
A minha ilha voltou a ser a minha ilha, da minha infância e da minha juventude!
Tenho de confessar que desde que os Açores começaram a ser descobertos ao mundo senti que perdi qualidade de vida! Eu sei, o turismo tem as suas vantagens, tem sido bom para a economia, para o desenvolvimento e criou muitos postos de trabalho, eu até gosto do desenvolvimento, é bom ver que pessoas de outros países apreciam e nossa terra e acho que têm todo o direito de conhecer e usufruir de tudo o que ela tem para oferecer.
Mas também tenho direito ao meu desabafo, há anos atrás quando eu ia com os meus amigos à Poça da Beija, às vezes éramos os únicos, quando íamos às Sete Cidades a vista era só nossa, o ano passado fui lá, tinha tantos carros, autocarros de turistas! 
Agora para onde eu vá, não tenho sitio para estacionar, tem sempre tanta gente por todo o lado. 
Tenho saudades do tempo em que a ilha era só minha! 
Neste dia senti isso, a paz, a privacidade, o silencio! 

A caminho das Furnas a viagem de carro é assim, pastos, vacas e céu azul!




 Já na Lagoa! Sentem o sossego?





Parei no inicio da Lagoa apenas para caminhar, apanhar sol e sentir o ar puro! 
Do outro lado da Lagoa, é onde fazem os famosos cozidos à portuguesa nas caldeiras, buracos nos chão!
Mais tarde, posso partilhar aqui!
Quero apenas esclarecer que este meu desabado significa que sou contra que visitem a mina ilha! São sempre todos bem vindos e sou muito vaidosa do meu cantinho! A minha ilha de São Miguel!

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Entusiasmei-me!

Estes dias passaram depressa, o tempo voou desde a minha ultima publicação!
É que tenho andado a trabalhar e a criar!

Depois de começar a fazer máscaras decidi fazer faixas de cabelo também, tive de pesquisar, aprender, tirar medidas, fazer moldes e finalmente costurar!

Eu gosto de usar fitas de cabelo, em casa estou quase sempre com uma e costumo sair com elas também,  assim ter a máscara a combinar com a fita de cabelo, achei interessante. 
A ideia não foi minha, vi alguém na internet com uma faixa com botões para segurar a máscara, mas comecei a fazer as faixas com modelos já existentes.
Aqui estão alguns dos meus trabalhos!
Como não tenho modelos para fazer uma demonstração de como ficam, tive de usar os recursos humanos cá de casa!


Faixa para senhora.






Estas são mais para meninas a partir dos 8, 9 anos de idade.



Para jovens, adolescentes e para senhoras que gostam de fitas e laços como eu!



domingo, 10 de maio de 2020

As minhas máscaras

Na oficina da Kaela também  se fazem máscaras!
Lá teve de ser, o seu uso é obrigatório e decidi meter mãos à obra e costurar as minhas próprias máscaras!
Partilhei na minha página do facebook e até surgiram algumas encomendas! Ainda bem, pois estou a gostar de as confeccionar, tem sido bom para mim!
As máscaras cirúrgicas esgotam logo e estão a preços pouco justos, as máscaras caseiras são uma alternativa ou opção mesmo.  
As pessoas gostam de escolher os padrões, vaidades e exageros à parte, eu também não vejo mal alguém preferir usar um padrão com o qual se identifique mais! 
Os homens preferem tecidos lisos e tons escuros, as senhoras têm gostos mais variados!
Tenho feito dois modelos, com pregas e bico de pato, com tecido 100% algodão, além disso têm filtro TNT dentro! 






Eu gosto de trabalhar com tecidos, tesoura, linha e agulha!


segunda-feira, 4 de maio de 2020

Passeio

A semana passada fui dar um passeio com a minha filha, desde que a quarentena começou que ela tem estado sempre em casa, uma vez por outra demos um passeio de carro à noite pela freguesia, resolvi dar um passeio a pé e fomos caminhar por uns quinze minutos até ao porto de pesca, saímos pela marina e regressamos a casa.

 Estava tudo tão sereno, calmo, belo!
Tive o privilégio de trabalhar nesta marina durante nove anos e nunca a vi assim, sem ninguém!
 O bar fechado.
 O porto de pesca ao fim de tarde visto do minha casa.
 O ilhéu!

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Desembrulhar o Dom

Eu acredito ser fundamental para todas as pessoas fazer aquilo que realmente gosta. Parece-me que a maioria das pessoas não se sente realizada com o seu trabalho e tenho questionado porque isto acontece e o que cada um pode fazer para mudar esta realidade.
Eu reconheço que as oportunidades não são iguais para todos e devido às circunstâncias muitas vezes o conformismo leva ao comodismo e o mais fácil acaba por ser desistir dos sonhos.
Mas também penso que há falta de introspecção, falta de reconhecimento por parte das pessoas acerca das suas qualidades e aptidões. 
Para ser sincera, também considero haver muito engano, pois há profissões e cargos mais prestigiados, com mais reconhecimento social e mais bem remunerados e por este motivo mais procurados, mais disputados e mais competitivos. Mas não é isto que importa, o que importa é acordar de manhã satisfeito e à noite deitar a cabeça na almofada em paz.

Eu acredito que a sociedade seria muito melhor com pessoas mais felizes e realizadas, com cada um a desempenhar o seu papel contribuindo com o seu melhor.






Sabemos que a vida em si própria é um Dom que chega até nós envolto num belo papel de embrulho. Por vezes, porém, concentramo-nos de tal modo no brilho do papel de embrulho que nunca passamos da superfície. Nunca desembrulhamos. Nunca exploramos as profundezas daquilo que é vida.  Precisamos de desembrulhar os dons que a vida nos oferece e descobrir verdadeiramente o que há dentro de nós.

OSHO

terça-feira, 14 de abril de 2020

A Prevenção que ninguém comenta!


Quer seja pela televisão ou nas redes sociais muitas são as advertências acerca da prevenção da atual pandemia, obrigam-nos ao confinamento, só podemos sair para o essencial, os supermercados, farmácias e estabelecimentos estão com novas regras a impor limites de circulação e atendimento, aconselham hábitos de higiene, não podemos conversar com as pessoas, não podemos andar a rua, não podemos visitar os nossos familiares, temos de usar máscaras, viseiras, luvas, álcool, enfim uma série de imposições, algumas exigidas por lei!

É claro que estas medidas são importantes, mas há outra prevenção que não vejo falarem na televisão nem tenho visto ninguém comentar nas redes sociais, ou pelo menos são poucos os que têm partilhado e que eu considero muito importante: O AMOR AO PRÓXIMO!

Pelo contrário, tenho observado tantas críticas, arrogância, pessoas a julgar os outros, a tomar conta da vida dos outros, quem sai, quem cumpre a quarentena, se viajou, foi fazer o quê!?
Será que ainda não perceberam que há uma força maior nisto tudo? Que o mundo como estava não podia continuar? Sabiam que no ano de 2019 a cada 40 segundos uma pessoa se suicidava? Sabiam que havia um novo síndrome de morte,  pessoas morriam enquanto fazia uma pausa no seu trabalho para lanchar ou tomar café, devido ao stress e à pressão profissional? E a má distribuição económica existente no nosso mundo? Milhares de pessoas incluindo crianças morrem por falta de alimentos, enquanto milionários acumulam fortunas em suas contas bancárias!


Tudo isto tem de ser mudado, a violência física e verbal tem de ser eliminada, sentimentos como o egoísmo, a ganância, a inveja e o ódio devem ser abolidos dos nossos corações!
Quando um maior número de pessoas conseguir elevar a sua vibração à frequência do amor, vamos conseguir eliminar este vírus do planeta.

Veja o exemplo da Madre Teresa de Calcutá, um dia ela viu uma mulher abandonada na rua, agonizante com ratos a atacar os seus pés, o coração de Madre Teresa se comoveu e partir dai ela decidiu sozinha na India ir trabalhar e ajudar os pobres e doentes, no seu dia-a-dia ela estava exposta às mais variadas doenças e vírus, mas a sua principal prevenção era o AMOR AO PRÓXIMO!



“Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las”
Madre Teresa de Calcutá



Página de um livro escrito no ano de 2014 sem a pretensão da autora em profetizar, como ela mesmo já explicou através de um video no youtube, é um livro de ficção!
Partilho aqui, porque achei que realmente tem uma mensagem importante, pois fala do amor ao próximo!



A realidade de Madhu
Melissa Tobias

segunda-feira, 13 de abril de 2020

A Páscoa tradicional


Foi com simplicidade, amor e alegria que passamos a Páscoa!
O nosso folar feito com massa sovada, com ovos inteiros dentro fazem parte da tradição açoriana. 
A massa quem amassou foi a minha mãe, apenas ajudei a moldar e colocar nas formas!
O arroz doce foi a minha contribuição! 





Continuação de uma boa Páscoa a todos!
Que o espírito e a magia de renovação abrange a todos!

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Decoração da Páscoa

Eu gosto da Páscoa, é uma celebração que chega com a Primavera, a união perfeita, pois ambas representam renovação, renascimento, ressurreição!
A natureza convida-nos  a despertar!


Estes são os meus ovos de esferovite que fiz com a técnica de patchwork embutido! 




Este ano, como as celebrações religiosas foram todas canceladas os padres sugeriram através das redes sociais que colocássemos um ramo ou uma cruz nas nossas portas no domingo de ramos e que deixássemos ficar até à Páscoa!

Foi o melhor que eu consegui arranjar! 


 E aqui está a minha árvore da Páscoa, decorada com os ovos e as miniaturas em croché!