domingo, 22 de dezembro de 2019

O trigo e ervilhaca

Na minha casa cumpre-se a tradição, como fui habituada em casa da minha mãe e como sempre vi também nos outros lares, as tacinhas com trigo e ervilhaca fazem parte do Natal açoriano. As suas sementes são plantadas no dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, para que no dia de Natal estejam com o tamanho ideal!

Na maioria das casas distribui-se as taças pela casa fazendo parte da decoração de Natal, eu gosto de colocar uma ao lado do Menino Jesus e algumas no presépio também!

Para quem notar a falta, fica aqui a explicação, na minha casa o Menino Jesus vai para o presépio na noite de Natal! Quando a minha filha era criança, eu fazia assim, para ser engraçado e continuamos a fazer hoje em dia!

17 comentários:

  1. Que interessante saber que essas tacinhas com trigo e ervilhaca são uma tradição açoriana... Não sei se tu sabes, mas aqui no Sul do Brasil há algumas cidades (Florianópolis, por exemplo, a bela capital do estado de Santa Catarina) que têm colonização açoriana, portanto muitas das tradições são mantidas nos lugares. E percebo que tu gostas dessas tradições. O Natal para mim já não tem mais o significado que costumava ter na infância, mas que bom que há quem ainda faça deste momento uma ocasião para a união através de certas tradições! Espero que tenhas um bom Natal e principalmente outros bons dias vindouros! Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ulisses, sim eu já soube pelo amigo Prof. Laerte que existe uma comunidade com colonização açoriana! Soube através destas trocas de informações e comentários aqui nos blogs! Acho muito interessante!
      Gosto muito de manter certos costumes e tradições, são a identidade cultural de um povo! Gosto muito do Natal, apesar de saber que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, foi a data escolhida pelos cristãos para festejar a seu nascimento e tudo o que Ele representa! AMOR, LUZ, VERDADE, PLENITUDE, FELICIDADE!
      Espero que tenhas um SANTO NATAL com muitos bênçãos do Divino!
      Um abraço!

      Eliminar
  2. Desconhecia por completo... parece tão bonito!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá S*, eu acho bonito! Apesar de ser um costume antigo, a maioria das pessoas faz e nos supermercados e até mesmo o hiper Continente vende os saquinhos com as sementes já a partir de novembro!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Mica
    eu que pensava que conhecia tudo ou quase sobre S.Miguel, mas só há dias é que me falaram da ervilhaca, e chegar aqui e visualizar, fiquei fã.
    achei tudo tão bonito.
    aAgradeço e retribuo os votos de Feliz Natal.
    desejo que o Ano Novo lhe traga tudo de bom para si e a família.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Piedade,
      que coincidência engraçada!
      Assim fica com uma ideia do que falaram!
      Continuação do Boas Festas!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá, Kaela!

    Espero que tenhas tido um natal, ainda mágico e com verdade. O meu, que não celebro, foi sincero e sem consumismos.

    Nos Açores, tal como no Baixo-Alentejo na minha infância, também se faziam essas tacinhas com trigo e ervilhaca, mas nós chamávamos-lhes searas ou searinhas. É uma tradição bem ancestral e bonita, independentemente daquilo que ela queira significar. Provavelmente, digo eu, que estou a associá-la à História, talvez tivesse origem pagã, como tantas outras tradições e festas, que ainda hoje se mantêm.

    Entendo, perfeitamente, o facto de não colocares o Menino Jesus no presépio, e qto a mim, até tem lógica, o que a tua mãe fazia e tu agora fazes.

    Gostei imenso das fotos, que fizeste, e que aqui colocaste, para nos mostrares como se cumpre uma tradição bem bonita e inócua em tua casa e nos Açores, em geral.

    Muito grata pelo teu comentário no meu blogue. Já fui católica, mas de há uns tempos a esta parte, acredito no Coração do Universo e noutras filosofias. A bíblia já foi traduzia "n" vezes, e portanto é um livro adulterado. Basta pôr uma vírgula fora do lugar, para que se perder o real sentido da frase.

    Também não acredito na história de Adão e Eva, e por azar nosso, a mulher tinha de ser tirada da costela de Adão, portanto do homem o que mostra bem que este livro é machista. Maria, sempre ficou "atrás do sol-posto" e nunca teve opinião, aliás, como tantas mulheres, ontem, hoje e amanhã.

    O Porta dos Fundos é uma produtora de vídeos de comédia veiculados na Internet, sendo atualmente o sexto maior canal brasileiro no You Tube. Escreve, se pretenderes, no Google: Porta dos Fundos" e ficarás com uma ideia mais completa e precisa desta produtora, que há dias foi destruída por obcecados crentes, com cocktails molotov.

    Beijinhos e Bom Ano Novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu, gostei de ler o seu comentário!
      Eu também não gosto de dizer que sou católica, prefiro dizer que sou cristã, o Cristianismo primitivo foi perdido, no entanto, confesso que tenho um pouco de pagã dentro de mim e sei que muitas festas católicas são uma adaptação das tradições pagãs ocidentais, inclusiva o Natal, pois na verdade Jesus não nasceu em dezembro, a sua data de nascimento é desconhecida e o Natal é uma adaptação da tradição pagã relacionada com o solstício de Inverno!
      No entanto, considero a junção das celebrações perfeitas!
      Que sirva para a abrir a consciência das pessoas e para a abrir caminhos para o amor, paz, liberdade e prosperidade!

      Beijinhos e Feliz Ano Novo!

      Eliminar
  5. Não é só a criatividade feminina que
    gera tal resultado, mas a sensibilidade
    e boa vontade também.
    Um beijo, moça do nome bonito.
    Feliz ano novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço as suas amáveis e simpáticas palavras!
      Beijinhos e Feliz Ano Novo!

      Eliminar
  6. Aprendi em S Miguel que as searas sao plantadas no dia 8 de Dezembro dia de Nossa Senhora, padroeira de Portugal, ficam no escuro e portanto crescem florescentes, no dia 13 de Dezrmbro, dia de Santa Luzia as searas são colocadas a luzir no presepio.

    ResponderEliminar