sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Tudo feito com amor e devoção a São José


Na minha terra há uma festa no mês de Maio dedicada a São Miguel Arcanjo, padroeiro da nossa paróquia! No domingo da festa, juntam-se à procissão vários santinhos, que apesar de pertencerem à igreja, estão sempre em casa de famílias! Cada santo é padroeiro de uma profissão e por norma, as famílias costumam ficar com o padroeiro do seu ofício! 
No fim de semana da festa, os santinhos ficam expostos ao publico, num quarto decorado com a janela aberta para a rua nas casas onde estão! No domingo vão para a igreja, acompanhados de uma Banda Filarmónica, crianças com os seus vestidos de festa e homens para carregarem o andor.

Tudo isto tem muitos custos, mas eu sempre tive vontade de ter um santinho em minha casa, nunca o fiz por não ter possibilidades financeiras.
A verdade, é que tenho passado por algumas tribulações na minha vida, aos 29 anos fiquei viúva, tinha uma filha com 2 anos e devido a muitos azares, a minha vida tem sido uma luta diária!
Foi por um instinto, numa hora de alucinação ou inspiração divina que decidi pedir que São José viesse para minha casa! Para ajudar-me e proteger a mim a à minha filha! E tudo aconteceu! 
Escolhi São José, por gostar de trabalhar com as mãos, de artesanato, mas também por devoção! 

A festa será no ano que vem, tinha tempo para trabalhar, poupar e fazer tudo o que posso para organizar uma linda festa a São José! No entanto, para mudar os santinhos de casa, também costuma-se pagar alguns músicos para o acompanhar, enfeitar o andor com flores e abrir a porta da nossa casa a todas as pessoas que o acompanharam para um bebereto!
A senhora, que tinha São José na sua casa, conhecendo as minhas condições, disse - fazes da maneira que podes, podes levar São José de carro para tua casa e pronto! 

No entanto, uma amiga minha que tomou conhecimento, chamou-me e disse-me - não vais deixar de fazer a procissão por falta de possibilidades, eu ajudo-te, informa-te quanto é os músicos que eu pago. E assim foi, combinei com a minha mãe, que também disponibilizou-se a ajudar-me e decidi fazer a procissão! 
Para a festa, precisava de comes e bebes! Encomendei as bebidas a uma empresa, cujo dono fez questão de oferecer! A minha madrinha que vive no Canadá, ao saber que São José vinha para minha casa, decidiu contribuir enviando dinheiro para a festa! As ajudas foram surgindo sem eu me fazer com elas!
No sábado de manhã, fui buscar as flores encomendadas a uma florista para eu enfeitar o andor, ao perguntar o valor, ela respondeu-me que depois havíamos de fazer contas.
Tive muito trabalho, é certo, fiz bolos, queijadas, salgadinhos, enfeitei o andor, preparei tudo com dedicação e devoção! Também tive ajudas, sempre há quem nos bata à porta com uma tarte!

No sábado de tarde, a procissão realizou-se, São José veio para minha casa e esta encheu-se de gente!

Comentei com a minha mãe - São José permitiu que eu fizesse tudo isto com ajuda, apenas tenho de pagar as flores que ainda não sei quanto é!
Na segunda feira telefonei à minha amiga a perguntar o valor das flores e ela respondeu-me, as flores são oferta minha, nós cá em casa também estamos a precisar de ajuda!
Fiquei tão emocionada e sem palavras!

Depois, já em casa a sós com São José, agradeci muito e rezei por todos os que me ajudaram!
Foi tudo em louvor de São José e é por louvor a ele que escrevo este texto e partilho a minha experiência! 

6 comentários:

  1. Olá, querida Kaela!

    Pensei em ti várias vezes, mas não via post novo por aqui e não sabia se devia dizer-te alguma coisa ou não. Eu sou Professora, o tempo não é muito e por isso só posto uma vez por mês, mas vou tendo contacto frequente com os meus amigos seguidores e comentadores. Alguns fazem paragens por diversos motivos, e, logicamente, tenho de respeitar e aceitar.

    Gostei muito da tua história de vida, que contaste no texto, tão bem escrito, diga-se, e tão cheio de fé e emoção. A vida, por vezes, parece madrasta, e das más, e não mãe, mas saibamos com inteligência, paciência e dignidade dar a volta por cima.
    És uma mulher de formação académica superior, e através do teu texto, sei que és igualmente mto bem formada e mto boa pessoa.

    Concretizaste o teu sonho, um deles, e tiveste a imagem de S. José em tua casa e tudo o resto veio por acréscimo. Vês, como foi fácil? Fiquei mto feliz pela tua alegria, devo dizer-te.

    Acho os ilhéus, sobretudo os açorianos pessoas muito puras, de excelente formação e muito genuínos e tu és tudo isso.

    Parabéns pela tua fé, alegria e concretização de um sonho. Que o Universo te ajude e proteja!

    Obrigada por teres passado pelo meu blogue e comentado o meu poema. Já li a resposta, que deste ao meu comentário no teu anterior post.

    Beijinhos e um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu, estou muito agradecida pelo seu comentário!
      Incentivou-me a participar mais no blog e a escrever! Eu sempre gostei de escrever, mas por uma má escolha na adolescência segui a área de matemática, na qual nunca fui boa! Entrei para universidade no curso de Matemática Informática, mas depois acabei por desistir também porque queria casar e dedicar-me à vida do meu marido que era comerciante. Com o falecimento dele, a minha vida deu uma volta e fiquei sem chão, arranjei um trabalho como secretária e 2 anos depois resolvi voltar à universidade e fiz a minha licenciatura na área de comunicação, mas os anos todos sem treinar o português fizeram com que eu cometesse muitos erros, de acentuação, pontuação e concordância, por isso a minha insegurança em escrever!

      Acho o seu blog muito interessante, tem muita sensibilidade com as palavras! Parabéns!
      Um beijinho grande dos Açores!

      Eliminar
  2. Adorei ler tão bonita história de vivência. Ficar viúva aos 29 anos e ficar com uma filha de dois, decerto que, não tem sido tarefa fácil a sua vida. Mas é de grandes mulheres que fala a história, não é verdade?
    Fiquei seguidor

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela gentileza e pelas palavras de motivação!
      Sim, a minha vida não tem sido tarefa fácil, criar uma filha sozinha, não é difícil para uma mulher, difícil é ter lidar com problemas sucessivos num país de poucas soluções como Portugal!

      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Querida amiga Micaela,
    Eis a fonte de cultura
    Aqui, que se transfigura
    Em enciclopédia singela!

    Este teu texto revela
    Boa parte da cultura,
    De São Miguel, que perdura
    Tradicionalmente bela!

    Tenho sangue açoriano,
    Razão pela qual me ufano
    Sentir essa tradição

    Como um sentimento humano
    Tendo o sagrado e o profano
    Na alma e no coração!

    Gostei demais que os santos fiquem alojados nas residências do afins por identidades profissionais. Se eu morasse nessa maravilha ilha (moro também em uma linda ilha), iria pedir ao vigário para que eu adotasse o São Gonçalo, que gostava de roda de viola, cantoria, vinho e a boa vida como quem veio ao mundo a passeio. Só assim, com esse amigo português, iria fazer muita festa. Grande abraço, amiga! Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sua visita e contributo!
      Desconheço a história de São Gonçalo, mas se gostava de cantoria, vinho e boa vida, regalo em saber, que ainda há esperança de eu vir a ser santa também!

      Um grande abraço!
      Micaela

      Eliminar