sábado, 20 de abril de 2019

Os romeiros

Este é o grupo de romeiros da minha freguesia! 




Aqui na ilha de São Miguel organizam-se vários grupos de homens que durante a Quaresma saem das suas casas para durante uma semana dar a volta a ilha a pé!
Alguns fazem promessas, outros vão por gosto e porque fazem parte do grupo há longos anos.
Passam o dia a caminhar e a rezar, comem o pouco que trazem na sua sacola e pernoitam em casas de pessoas estranhas que se oferecem e disponibilizam o seu lar para os hospedar durante uma noite.
 Em casa das famílias acolhedoras costumam jantar, tomar um banho e dormir cedo, pois levantam-se de madrugada para estarem prontos às 5h da manhã.


Costumam sair num sábado e regressam a casa no sábado seguinte, durante a quaresma em cada semana há um grupo a percorrer a ilha, passam por todos os concelhos e visitam todas as igrejas!



Estas fotos tirei no dia de chegada do grupo da minha vila! Eles costumam subir um monte para visitar o Santuário da Nossa Senhora da Paz e o seu percurso termina com um missa na igreja Matriz!

2 comentários:

  1. Imagino que tenham sido vários momentos de uma energia de cumplicidade entre essas pessoas todas, conviver é uma arte, é preciso desprender-se de determinados individualismos em troca de um bem comum entre os que estão dispostos a esse tipo de busca espiritual através da união, do que determinados lugares podem acrescentar nas nossas vidas. Um abraço, Micaela, espero que estejas bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ulisses, é um gosto de interagir consigo novamente!
      De facto, há momentos de grande energia e cumplicidade entre os irmãos (é assim que eles se tratam), no final da missa eles costumam partilhar algumas experiências com a comunidade! É nessa altura que eu sinto a verdadeira fé, que muitas vezes se perde no dia a dia na sociedade católica! Está tudo bem, obrigada! Espero que o Ulisses também! Abraço!

      Eliminar