quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O Menino Mija


A época natalícia nos Açores vive-se muito à volta da mesa, é costume visitarmos as casas de familiares e amigos para o chamado Menino Mija,  não é nada de mais se não bebermos uns licores, e petiscarmos umas coisinhas boas! 
No mercado há cada vez mais variedade de licores à venda, principalmente nessa época. Como a minha avó e a minha mãe faziam em casa eu também gosto de os fazer, embora o álcool seja muito caro e os licores que se vende sejam muito saborosos.
Para este Natal tenho licor de amora, licor de canela, licor de coentros, licor de tangerina, licor de uva branca, vinho licoroso e vinho abafado, tudo feito por mim. 
Para acompanhar os licores em todas as mesas açorianas, há bolo de Natal e amendoins com açucar, eu gosto de fazer as minhas bolachas embora não façam parte da tradição. 
Agora é só acrescentar uns chocolates e aperitivos ( pois não é preciso verem tudo o que vou comer) e a mesa está pronta para receber as visitas!!!

10 comentários:

  1. Oi Micaela, sou da décima ilha dos Açores: Florianópolis, SC! Que legal ter encontrado teu espaço. Parabéns! É lindo. Meus ancestrais paternos são do Porto e maternos são da Terceira. No litoral onde moro e convivo, à época do Natal nos idos de 1960/70, recordo que as crianças usavam fazer um ninho com palhas e flores para receber os presentes de São Nicolau. Isso parece ter origem entre os nórdicos. Aí nos Açores ainda usam esses ninhos? Desejo a ti e aos teus um Próspero Ano Novo! Grande abraço! Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silo, obrigada pelo seu comentário e partilha! Eu sou da ilha de S. Miguel, fica no grupo oriental. Temos algumas tradições em comum entre as ilhas dos Açores, no entanto também há costumes e tradições que podem variar de ilha para ilha. Eu nasci em 1976, posso dizer que a minha infância foi na década de 80, mas nunca ouvi falar nesse ninho de palha, achei interessante e vou tentar saber. Abraço grande, Micaela!

      Eliminar
  2. "Menino Mija", que interessante o modo como chamam e saber disso, Micaela, a mesa está bonita e deu vontade de entrar nessa fotografia pra provar algumas coisas, especialmente o bolo (e também alguns amendoins, que eu adoro). Espero que estejas bem, retribuo sua gentileza e te deixo aqui um forte abraço!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Ulisses, a expressão começou porque as pessoas batia à porta de familiares e amigos e perguntavam- O menino mija? E sentavam-se à mesa para beber um licor. Se queremos convidar os amigos nessa altura dizemos, e menino mija cá em casa!!!
    Se morasse perto, era com muito gosto que o recebia cá em casa para provar o meu bolo! Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendi, que interessante saber. Seria um prazer comer o teu bolo, Micaela, mas um oceano nos separa! Hehe. Quem sabe um dia quando eu for para Portugal, ou se tu vieres para o Brasil. Espero que tenhas tido uma boa passagem de ano e que esse seja um bom ano para ti, abraços!

      Eliminar
    2. A minha passagem de ano foi calma, na cidade de Ponta Delgada! Se vieres a Portugal tens que vir às ilhas do Açores que é onde eu vivo!
      Feliz Ano de 2019! Abraço

      Eliminar
  4. Mas que ideia divertida e maravilhosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. S*, por acaso é mesmo bom, estar à volta da mesa com quem a gente gosta e comer e a beber!

      Eliminar
  5. Uma mesa preparada a preceito e repleta de iguarias para festejar o menino mija. Feliz 2019.

    ResponderEliminar