quinta-feira, 24 de junho de 2021

Em dia de São João!


Estamos em plena época dos Santos Populares, na minha terra, concelho de Vila Franca do Campo, festejamos o São João com muita alegria e animação!
Marchas populares desfilam pelas ruas e há sardinhas grelhadas em diversos locais!

Os manjericos com quadras engraçadas são típicos destes festejos e não pude faltar cá em casa!
Partilho com vocês os meus santinhos populares pintados por mim, Santo Antônio, São João e São Pedro!


Muitas são as tradições da noite de São João em vários lugares, aqui, na minha vila,  além de saltar à fogueira, entre outras brincadeiras, havia um costume muito engraçado de deitar as sortes ao sereno, praticado principalmente pelas jovens casadoiras!


Um deles, consistia em encher um copo de vidro liso com água e colocar dentro a clara de um ovo, deixava-se ao relento no exterior da casa durante a noite de São João e na manhã seguinte, a clara de ovo surgia em formato qualquer sugerindo algum acontecimento futuro. 


As jovens curiosas para saber com qual jovem iriam casar, colocavam em um prato, vários papeis com o nome dos rapazes que conheciam, ou dos seus pretendentes  e dobravam como vêm na foto. Com a mão orvalhavam com uns respingos de água e deitavam igualmente no exterior da casa, no logradouro ou quintal durante a noite. A minha mãe conta-me que isto previsava alguma cautela e convinha colocar ao relento mas em lugar seguro e escondido, pois os rapazes às vezes saltavam os muros para pregar partidas e aldrabar os resultados das moças, em modo de brincadeira!

Outro ainda, consistia em colocar três favas debaixo da almofada da seguinte forma: uma descascada, uma com casca pela metade e outra com casca. De manhã, com a mão tirava-se uma fava sem ver, a fava descascada significava que a pessoa ia ser pobre, com a metade da casca, que ia ser remediada ou rica e com a casca toda que ia ser muito rica!

 Agora deixo-vos algumas imagens da minha participação nas marchas de anos passados! 


No ano de 2010, eu e a minha filhota, antes de desfilarmos!


Ano 2012, eu sou a primeira na foto!


Ano 2013, eu sou a que está à frente mais à esquerda!



2014, eu e a minha filha na foto de cima e na foto de baixo, já preparada para dançar!

Este ano, à semelhança do ano passado não houve festa.
Que os santos populares intercedam por nós junto do nosso Pai Celestial!

Espero que gostem! 
Deste lado desejo-vos muita saúde, paz e bons momentos de alegria!


 










65 comentários:

  1. Micaela, maravilhado com tua excelente postagem ao gosto do pessoal da minha ilha - Ilha de Santa Catarina, capital do Estado de Santa Catarina (no sul do Brasil - Florianópolis) a décima ilha do Açores, pois fomos colonizados por portugueses continentais e depois chegaram os imigrantes açoriano que se tornaram maioria. Hoje, já com conurbação entre outras cidades, cresceu e perdeu a identidade, mas eu sou de origem portuguesa do Porto e da Terceira, tendo na alma o espírito de vocês. Gostei de conhecer-te em fotografias integrada à sociedade e tradição dela. Parabéns!
    Distante da Micaela,
    Sem dar-lhe um majerico
    Mando um abraço a ela
    E com meu pesar eu fico.

    E o majerico à filha,
    Eu mando em forma de abraço
    Que abranja a minha ilha
    E São Miguel - todo espaço.

    Valeu, Micaela! Tudo de bom a vocês! Abraços fraternos! Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela seu comentário!
      Gosto muito de saber que em Santa Catarina há raízes daqui dos Açores!
      O meu bisavô também foi para o Brasil, a minha bisavó não quis ficar no Brasil e ficou aqui, depois nunca mais teve notícias do marido, não sabemos se faleceu ou arranjou outra mulher!
      Não conheci nenhum dos dois.

      Agradeço as palvaras a mim dedicadas!
      Outro abraço!
      Micaela!

      Eliminar
    2. One of the best decision i ever made was contacting Dr Otonokpo to help me get my lover back, I was life filled with happiness after i contacted Dr Otonokpo because he didn't just bring my lover back to me he also made our love for each other more unique and superb. If you need to spice your relationship with more love and attention contact Dr Otonokpo on his Email Address otonokpotemple@gmail.com, call/whatsapp him via his contact +2348114129781 and be happy just like i am, thanks Dr Otonokpo for your great work.

      Eliminar
  2. Que bela festa, adorei aquele seu vestido amarelo, que trabalho bonito deflores!
    Aqui no meu Estado, esse ano não teremos festas!
    Gostei de conhecer um pouquinho mais de ti e de tua linda filha.
    Beijinhos, um bom fim de semana que está chegando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Taís,
      Obrigada! Também gosto muito deste vestido, e isto à noite com a coreografia das marchas faz um efeito bonito de se ver!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Bonito desfile. Por aqui todos os festivais também foram cancelados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Espermos que no ano que vem as coisas comecem a regressar à normalidade!

      Eliminar
  4. Tradições que são sempre bons recordar!:)
    .
    Sonhei ser o calafrio do momento ...
    .
    Beijos, e um excelente fim de semana..

    ResponderEliminar
  5. Fazia muitas destas tradições quando era pequena. Havia ainda a do caracol que se deixava num pano preto durante a noite e que no dia seguinte tinha "desenhado" a inicial do nome do futuro marido. :) Conituo a deixar ervas aromáticas numa vasilha com água que se deixa toda a noite ao relento.

    Gostei muito de te ver nos desfiles de S. João. Embora seja de S. Miguel, nunca vi as marchas de S. João da Vila.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que engraçado!
      Eu cheguei a fazer a do copo de água!
      Também conheço a do caracol, mas não me lembrava que era no pano preto! Já a vasilha com água e ervas aromáticas descobhecia!
      No próximo ano vou fazer!
      Beijinho

      Eliminar
  6. A Rainha e a princesa dos festejos do arraial de S. João. A Micaela é uma mulher fascinante. Bonita de mais. Se fosse minha mulher NUNCA a deixava sair sozinha à rua. Porquê? Porque tinha medo que a raptassem, e me deixassem às escuras, sem a luz da sua companhia e presença, lol ( estou a brincar, falando a sério, na questão da sua beleza como mulher)
    .
    Feliz fim-de-semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo poeta!
      Agradeço os seus elogios!
      O meu partiu há 15 anos, fiquei viúva com 29 anos e não voltei a casar!
      Das duas uma, ou o amigo está a ser muito simpático ou homens da minha terra estão cegos!
      Loool
      Abraço e um bom fim de semana!

      Eliminar
  7. Tão lindo o post e que bom ver tradições lembradas e mantidas! beijos, tudo de bom, lindo fds! chica

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde de paz, querida amiga Isamar!
    Que maravilha de post!
    Lembro-me perfeitamente das "adivinhações" de santo Antônio e como era bom brincar com as primas do nome do futuro namorado. Pelo menos brincar eu podia, a lei era só do depois dos dezoito anos
    Adorei as pistas da sua mãe, rapazes espertos, muito boa a brincadeira.
    Suas fotos com a filha junto brincando estão lindas. Gosto muito de valorizar a cultura popular e a tradição.
    Ainda temos são Pedro... Oba!
    Uma postagem bem alegre que gostei muito de passar por aqui.
    Após passar essa coisa doida do vírus maldito, ainda vamos ter novos festejos.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos carinhosos e fraternos de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Roselia,
      Muito obrigada pelo seu testemunho, pensava que as sortes ao sereno ou adivinhações era tradição daqui da minha terra, interessante saber que celebram os Santos populares também no Brasil e que também têm estes costumes e brincadeiras!
      Esperemos por São Pedro e que ele nos traga a bênção de Deus!

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Boa tarde Kaela,
    Gostei muito dos seus santos populares. São muito bonitos.
    Adorei saber das vossas tradições e ainda mais vê-la com a sua filha em anteriores desfiles.
    São ambas lindíssimas!
    Parabéns pelo post!
    Que para o ano já haja arraiais e festas na rua.
    Que Deus ouça a sua prece.
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Ailime!
      Que Deus nos ouça!
      Beijinho e muita saúde!

      Eliminar
  10. Boa tarde minha querida amiga Micaela. Pelo segundo ano consecutivo não teremos festa de São João aqui no Brasil. Mais breve tudo isso passará.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Luiz!
      Esperemos que para o ano que vem tudo esteja melhor!

      Beijinhos

      Eliminar
  11. É curioso como os Santos populares estão tão ligados com o desejo de casar das moças de antigamente. Gostei das fotos
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, principalmente Santo Antônio, até costumam realizar os casamentos de Santo António!

      Beijinho

      Eliminar
  12. Gostei de ver as fotos das marchas populares, infelizmente este foi mais um ano sem festas.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      É verdade, 2021 está a ser uma extensão de 2020!
      Que haja melhorias!

      Abraço!

      Eliminar
  13. Bela homenagem a S.João.
    Gostei bastante de ver as fotos de ti e a filhota.
    Um bom fim-de-semana com paz e saúde.
    O resto vem por acréscimo.
    Beijinhos

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Piedade!
      Pensava que ja tinha respondido a esta mensagem!
      Muito obrigada!
      Bjs

      Eliminar
  14. Lindas tradições e belas fotografias, plenas de cor e alegria.
    Rezemos para que no próximo ano tudo possa voltar ao normal.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria!
      Rezemos sim! Já estamos a precisar de sair desta situação!

      Beijinho

      Eliminar
  15. Adorei a postagem, muito lindos os vestidos, um luxo!

    abaços!

    ResponderEliminar
  16. Que tradições maravilhosas!
    Lindos vestidos!
    E você é um encanto de menina!
    Beijinhos sorridentes, Micaela!
    Megy Maia💛🌻💛

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Megy!
      Beijinho e continuação de uma boa semana!

      Eliminar
  17. Olá Micaela.
    Que pena não se poder festejar! Tenhamos esperança que para o ano, poderemos.
    Não conhecia essa tradição.
    Estavam lindíssimas nas fotos.
    Bom domingo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisabete!
      Muito obrigada! Esperemos que no próximo ano já haja festas!
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Gostei de ler sobre as tradições de Vila Franca do Campo. Que pena este ano não ter havido festa... Como estava bonita na fotografia com a sua linda filha.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Continuação de uma excelente semana com muita saúde!
      Beijo.

      Eliminar
  19. No interior do Rio as moças casadoiras,
    usavam a clara do ovo no copo branco de
    água para no dia seguinte ver as iniciais
    do nome do seu pretendente. (coisas da
    juventude interiorana).
    Beijos e beijos, muitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvio,
      Obrigada pelo seu contributo! Gostei de saber estas coisas da juventude interiorana!

      Beijinhos!

      Eliminar
  20. Oi, Micaela!
    Estas festas são realmente maravilhosas, muito animadas e cheias de comilanças gostosas. Você me fez lembrar de várias coisas da juventude, que minha mãe também me ensinava a fazer. A sortinha com o nome dos pretendentes era a mais divertida rs rs rs...Amei o vestuário de vocês! Amei a postagem! Tomara as festas voltem logo!
    Grande abraço, ótima semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Denise, obrigada pela sua partilha, é sempre bom lembrar costumes que já estão em desuso!

      Beijinhos

      Eliminar
  21. Tradições muito interessantes e que eu desconhecia. E fotos muito belas. Parabéns.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  22. Oi Micaela querida, bom dia!
    Belas as tuas participações e que pena a pandemia nos deixar já por 2 vezes fora dessas comemorações, mas que se Deus quiser no próximo ano tudo já terá voltado ao normal ou mesmo que seja um "novo normal".
    Bjssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dinha!
      Muito obrigada! Esperemos poder voltar a comorar!

      Beijinhos

      Eliminar
  23. Boa tarde Mikas
    Obrigada pelas visitas e palavras generosas.
    Que tenha uma semana abençoada com saúde e muita paz.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Piedade!
      Uma excelente semana para si também!

      Eliminar
  24. Esses festejos são maravilhosos, infelizmente porque ainda não foi possível celebrar livremente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, é a nossa cultura que está a ficar de lado!
      Beijinho

      Eliminar
  25. Oi, Micaela!!
    Adoro as festas juninas e as brincadeiras agregadas. Muito bacana você participar junto com sua filha. Terão muito o que recordar!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luma,
      Obrigada pela sua visita e comentário!
      É herdade são bons momentos para recordar!
      Beijinhos

      Eliminar
  26. Passando novamente, mas para dizer que deixei uma resposta ao seu comentário.
    Um feliz fim de semana, Micaela!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde Mikas
    Passei para agradecer as suas visitas e desejar uma boa semana com muita coisa boa, muita paz e saúde.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Piedade!
      Muito obrigada! Vou passar novamente no seu blog para ver as novidades! Bjs

      Eliminar
  28. Respostas
    1. Olá amigo poeta!
      Tenho andando um pouco cansada, passar o Verão a trabalhar está um bocadinho mais complicado, pois tenho algumas colegas de férias e o trabalho é a dobrar!
      Beijinhos

      Eliminar
  29. One of the best decision i ever made was contacting Dr Otonokpo to help me get my lover back, I was life filled with happiness after i contacted Dr Otonokpo because he didn't just bring my lover back to me he also made our love for each other more unique and superb. If you need to spice your relationship with more love and attention contact Dr Otonokpo on his Email Address otonokpotemple@gmail.com, call/whatsapp him via his contact +2348114129781 and be happy just like i am, thanks Dr Otonokpo for your great work.

    ResponderEliminar