quarta-feira, 15 de julho de 2020

Divino Espírito Santo

Aqui nos Açores vivemos muito o culto ao Divino Espírito Santo. 
Uma mistura de devoção com festividades, desde as coroações, as missas, aos arraiais com barraquinhas de bebidas e petiscos.
Em todas as localidades há os chamados impérios, constituídos por uma comissão organizadora. Por exemplo aqui na minha freguesia temos vários, conforme os bairros ou ruas. Cada império possui uma coroa que fica durante um ano em casa da pessoa que vai organizar a coroação e decorar o quarto no ano seguinte.

O fim de semana principal, no qual a maioria do impérios da minha ilha e das outras ilhas realizam a festa, é o fim de semana de Pentecostes, mas há impérios de realizam em outros dias. Por aqui no meu concelho, praticamente desde o dia de Pentecostes e durante o mês de Julho, todos os fins de semana há uma festa a decorrer em alguma zona.

Este ano, foi tudo cancelado, não há festas para ninguém!

No entanto, a minha vizinha que este tem a coroa na sua casa, quis na mesma homenagear o Divino Espírito Santo em modo de louvor, decorando o quarto e deixando-O exposto, através da janela, a todos que O queiram visitar. 



Assim como o vento é o ar em movimento,
o Espírito Santo, é Deus em movimento.

Que o Espírito Santo desça sobre todos nós e nos ilumine com a sua luz, amor e sabedoria!

52 comentários:

  1. Boa noite de muita paz interior, querida amiga Micaela!
    Estava precisando muito de receber a visita do Espírito Santo.
    Estou emocionada como Ele veio de algum modo até mim.
    Muito obrigada, querida, por ter sido canal divino até nós.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia querida amiga Roselia!
      Como é bom saber que apreciou a minha publicação sobre o Divino Espírito Santo.
      Que os seus dias sejam muito abençoados!
      Beijinho com carinho

      Eliminar
  2. Uma excelente da sua vizinha.
    Repito as suas palavras... Que o Espírito Santo desça sobre todos nós e nos ilumine com a sua luz, amor e sabedoria!
    Obrigada.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Beijinhos e continuação de uma boa semana!

      Eliminar
  3. Que bom que ele veio, e ficou lindo! beijos, chica

    ResponderEliminar
  4. Que fantástica foto , Micalela Santos! :))
    🌹
    --
    Beijos. Boa tarde!

    ResponderEliminar
  5. Pelo bem de todos nós ainda bem que as festas vão sendo canceladas.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa!
      Eu não digo o contrário! Nem eu, nem ninguém aqui. O meu concelho foi o unico da ilha que não teve casos, até saiu um video na televisão sobre isso onde o presidente dizia que foi devido ao nosso comportamento e respeito pelas regras de segurança! Mas dento do que é permitido as pessoas demonstram a sua fé através de certos simbolismos!

      Eliminar
  6. Olá querida Micaela!
    Que lindo!
    Um doce anoitecer!
    Beijo carinhoso!🌹🌼🌻
    Megy Maia🌈

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Megy!
      Beijinhos grandes e muita saúde!
      🌈❤😊

      Eliminar
  7. Eu me sinto outro na sua igreja,
    digo, na sua página. Por isso estou
    sempre descalço, não dos sapatos
    tão somente, mas também das maldades
    que possam rondar os meus pensamentos.
    Um beijo, moça do nome bonito e muito
    boa noite. Ah, durma com Deus e sonhe
    alguns sonhos bonitos com os leitores
    que a amam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meu estimado amigo!
      Desejo-lhe um fim de semana muito agradável com paz, saúde e amor!

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Conheci em Ponta Delgada esse Cristo e foi dos momentos mais belos que vivi!!! Bj

    ResponderEliminar
  9. Mika
    Conheci quando fui aos Açores.
    Esse gesto foi muito bonito e é de louvar.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Piedade!
      Aqui as pessoas estão com muita fé e não desejam a pandemia diminua esta devoção!

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá, Kaela!

    Um post mto interessante e repleto de fé.

    Tive um tio, que faleceu há 3 anos e que era natural daí e que vivia essas festas com mta intensidade.

    Evidente que este ano, não pode haver festas.

    Espero-te no meu blogue. Obrigada!

    Beijos para ti e para a tua filha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu,

      Beijinhos minha querida, já vou passar pelo seu blog para ler o que há de novo!

      Eliminar
  11. Boa noite Kaela,
    Tão bom quando a gente se depara com algo expressivo, um gesto de fé tão fervoroso.
    Bom domingo querida.

    Bjs!

    ResponderEliminar
  12. Cada região tem o seu culto.

    Nada contra.

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
  13. Foi pena ter sido cancelada essa festa tão tradicional, mas os tempos assim o recomendam...
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade!
      Eu gosto de festas e bem precisamos quando chega o verão, pois o inverno por aqui é muito fechado e um pouco deprimente, as festas dão energia e ânimo!

      Beijinhos

      Eliminar
  14. Amém.
    Uma pena o cancelamento de tão belas festas, mas tem sido assim em todo o lado. Aqui também não se realizaram as festas em honra de Santo André.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  15. Passei por cá para lhe desejar um bom fim de semana.
    Beijo grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida!
      Venho um pouco tarde para agradecer, mas não tarde para desejar um bom fim de semana!
      Estou de regresso!
      Bjs

      Eliminar
  16. Bello poema dedicado al Espíritu Santo, que este te protega y bendiga siempre. Saludos desde El Blog de Boris Estebitan.

    ResponderEliminar
  17. Para quando publicação nova? Cansaço? Doente?
    .
    Saudação amiga
    Um domingo feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, agradeço a sua atenção, andei um pouco cansada, desanimada e com falta de inspiração. Mas estou de regresso!
      Bjs

      Eliminar
  18. Sou devoto do Espírito Santo! Meu pai foi imperador em uma das festas no município de Penha Santa Catarina! Abraço! Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Gosto sempre se saber sobre si!
      Beijinho e bom fim de semana!

      Eliminar
  19. Micaela, que é feito de si? Há tanto tempo que não posta! Espero que não tenha acontecido nada de grave e que esteja de saúde, tal como a sua filha e família.
    A vida tem imprevistos, é verdade, mas pensemos positivamente.

    Beijinhos e logo que possa dê notícias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Céu, não tenho tido problemas de saúde, graças a Deus. Tenho tido outros problemas, às vezes fico desanimada, mas sentia saudades desta família aqui do blog e vou dedicar-me mais, dentro do possível, pois estive desempregada muitos meses e agora estou a trabalhar numa creche, chego a casa cansada! Lool

      Beijos minha querida

      Eliminar
  20. Tem amigo que esquece amigo.
    Eu não esqueço, juro que não.
    Beijos, moça do nome bonito.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querido amigo!
      Grata pela sua amizade, eu andei ausente deste meio, mas não esqueci de si!

      Abraço grande

      Eliminar
  21. Boa tarde de paz, querida amiga Micaela!
    Você tem estado ausente. Tomara que esteja bem em todos os níveis!
    Se puder, dê-nos notícias.
    Sua falta se faz sentir...
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Roselia, obrigada pelo seu carinho! Eu também senti falta deste cantinho e de vocês meus amigos! Mas andava um pouco sem forças e sem cabeça! Alguns problemas deixaram-me desanimada e perdida, sem saber o que fazer. A procura de soluções desgasta a mente, e como tinha de me deficar à minha filha e a outros assuntos, restava pouco de mim.
      Um abraço grande!

      Eliminar