Cultura – tudo o que é preciso saber
A minha grande descoberta nos últimos tempos foi, sem dúvida, o livro Cultura-tudo o que é preciso saber, do filósofo alemão Dietrich Schawnitz.
O livro é um excelente resumo de toda história da cultura ocidental e é de grande utilidade para quem tem dificuldades em situar momentos históricos e até mesmo relacioná-los ente si.
O autor começa por abordar a História europeia, narrando de forma sucinta todos os deuses e figuras mitológicas da antiguidade grega, assim como também as grandes obras da literatura grega como a Íliada e a Odisseia.
Apresentados os deuses gregos, Schwanitz comenta a Bíblia e de forma bem humorística explica o que se passou no jardim do Éden e a origem do pecado original, cujo pequeno excerto não resisto em partilhar:
“Para que Adão não se aborreça, retira-lhe uma costela e daí faz a Eva. Depois explica-lhe o regulamento da casa e as regras de utilização do jardim: podem comer toda a fruta, a não ser a de uma macieira com um letreiro que diz: “árvore do conhecimento do bem e do mal”, que isso seria mau e teria um fim de morte. Mas Eva pressente uma contradição: se a própria descoberta da diferença entre o bem e o mal é má, algo não está certo com a lógica. Para melhor esclarecimento, consulta a perita em paradoxos, a serpente, e esta faz uma interpretação sob o prisma da crítica ideológica: a proibição é antidemocrática, e a ameaça de morte serve apenas para proteger o saber da classe dominante. Que comessem à vontade, porque haviam de ficar eles próprios como Deus, podendo distinguir o bem do mal.”
Schwanitz faz referência também aos principais episódios do Antigo Testamento e volta à antiga Grécia, fala do pensamento grego, da arte, da tragédia, poesia e a sua filosofia focando os principais aspectos de Sócrates, Platão e Aristóteles. A História de Roma, desde as guerras púnicas, passando por Cleópatra até à sua conversão ao cristianismo.
A Idade Média, o reino dos francos, o princípio do feudalismo, a fundação da Europa, o desenvolvimento das línguas, as cruzadas, os conventos, os cavaleiros, a cosmologia, as perseguições às bruxas e aos judeus.
O Renascimento, a Reforma, o nascimento dos Estados europeus, o séc. XVIII, o Iluminismo, séc. XIX, o Congresso de Viena, Karl Marx e Friedrich Engels e o comunismo. O século XX, o desencadeamento da Primeira Grande Guerra, o colapso da Alemana, a Guerra Civil espanhola.
Depois de um passeio pela história, Schawnitz apresenta a literatura europeia, a história da arte, da música, os grandes filósofos e as suas ideologias.